domingo, 22 de agosto de 2010

USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA DE PESQUISA

Para nós que estamos trabalhando com educação e em processo de formação contínua, a internet, hoje, como ferramenta de pesquisa,abriu um leque de possibilidades e oportunidades até pouco tempo não imaginadas dentro da Escola Pública.

Como já mencionei em fóruns e outras reflexões deste curso, o trabalho com Artes foi sempre precário e carente de recursos nas escolas públicas e em muitas das escolas particulares. As bibliotecas não oferecem um acervo de textos e/ou imagens que possam viabilizar os programas e planejamentos propostos nesta área. Sempre dependíamos das nossas próprias fontes de pesquisas, restritas às publicações que adquiríamos com recursos pessoais.

Atualmente, com a inserção da internet na escola pública, todo o processo de conhecimento na área de Artes se tornou mais rico e dinâmico. Podemos recorrer a essa ferramenta na construção de um banco de imagens; mas também na busca e utilização de textos contemporâneos sobre artes, publicações em revistas, material acadêmico, etc. Material que dificilmente teríamos acesso se ainda dependêssemos apenas dos impressos.

Outro uso importante da ferramenta net na Escola, são as oportunidades que hoje podemos oferecer aos nossos alunos para a realização de suas pesquisas de conteúdo, ou de imagens e experimentos multimídias; mas também como possibilidade de comunicação interativa e da formação de redes imprescindíveis nos processos de inclusão.

Reiterando outras reflexões- Tudo isso deve ser colocado sob um olhar aguçado em relação ao direcionamento que se faz das tecnologias. Elas são potentes deflagradores de processos importantes de aprendizado e conhecimento, mas também armas comprometedoras em condições de desenvolvimento e formação humana não tutoradas responsavelmente.

(Este Texto foi escrito em Agosto de 2009, por solicitação do Curso Mediadores em EAD, oferecido pela plataforma Moodle)


Nenhum comentário:

Postar um comentário